29 de abril de 2009

Manifesto contra mim mesmo!

Temos enorme facilidade de criticar, julgar e falar do que está fora, mas, do que está dentro, o peso é muito maior, pois estamos desafiando a nós mesmos! Há tempos queria escrever esse manifesto. Hoje tomei coragem! Ontem fui visitar Vera! Vera comentou sobre sensações e percepções que as vezes temos onde achamos que não somos nós mesmos ou não nos reconhecemos numa determinada sensação ou atitude. É assim que defino o momento.

As vezes perco a paciência e dou umas palmadas nos dois seres mais especiais da minha vida: Khym e Chyara! Não posso mais fazer isso! Os motivos que digo para mim mesmo são:

- Bater em criança é um gesto covarde olhando somente o aspecto físico. Tenho 1:80 e peso 90 kilos (deveria pesar 80);

- Demonstra minha dificuldade emocional em conter um sentimento de impaciência;

- Perco uma oportunidade de fazer bom uso da faculdade espiritual presente nos humanos e me igualo ao macaco, leão, tubarão, nossos vizinhos que, por terem instinto, resolvem suas diferenças com gestos bruscos, porém, seguem a lei da natureza;

- Como posso dizer para eles não baterem nos amiguinhos se o meu agir difere do que digo ?

- Perco a chance de quebrar um velho paradigma vindo lá do passado onde era normal bater em crianças com a desculpa de " estar educando "!

Sei que esses momentos tem se tornado raros, frutos dessa convicção, porém, precisam fazer parte do passado e não mais serem repetidos. Ainda tento sozinho buscar essa meta de controle emocional. Não perco uma aula de Yoga para buscar essa paz lá dentro. Quero voltar a jogar futebol para descarregar a adrenalina.

Se tudo isso não adiantar, vou me tratar!

15 de abril de 2009

Exercitar o Educar

Lá se vão 9 anos do maior desafio existencial: Educar! A cada dia que passa parece que se torna mais dificil, pois surgem desafios inesperados. São esses desafios que nos motivam a superar essas dificuldades e nos tiram da zona de conforto.
A humanidade forma, academicamente, engenheiros, médicos, arquitetos, cozinheiros e outras muitas profissões de extrema importância para desenvolvimento da nossa sociedade.Porém, sinto falta de uma que muito me motiva atualmente: EDUCADOR!
Entendo que o ato de ser Pai, envolve o aspecto fisiológico da reprodução, as atividades emocionais e braçais de estar grávido e em seguida estar ao lado da Mãe nos primeiros meses e, depois, por prazo infinito, Doar Amor! Isso tudo tem sido fácil!
O que está requerendo superação é o ato de Educar, no sentido de orientar, impor limites, mostrar os caminhos e escolhas do que pode e do que não pode e uma infinidade de outras situações que nos deixam sem saber o que fazer e também se saber se estamos acertando.
Trazemos para esse personagem o que aprendemos com nossas Mães e Pais, o que aprendemos com os irmãos mais velho e também nossos conceitos teóricos! Para mim, tudo isso tem sido muito pouco! Brinco com as escolas dos meus filhos, dizendo que eles deveriam ter um curso de educadores também. Isso traria os educadores para um patamar menos instintivo na arte de educar. Mesmo sabendo que cada "educado " é único e que sua história com os "educadores" também é única, mas, um pouco de teoria e troca de experiencias com outros educadores ajudaria, sim, ajudaria!