12 de maio de 2009

Educador: Instinto ou Razão ou um Mix dos 2

Se quero construir uma casa, estudo engenharia, arquitetura, finanças e paisagismo e, eu mesmo construo ou contrato tudo isso de alguém! Se quero aplicar capital, estudo economia, bolsa de valores, mercado financeiro e lá vou praticar as opções que existem ou procuro um banco ou investidora para fazer isso por mim! São apenas dois exemplos de milhares de situações do nosso cotidiano onde podemos escolher onde fazer por nós mesmos ou com especialistas! Lá se vão 9 anos onde convivo com essa idéia e convicção que o gesto e decisão de ter filhos permanece altamente instintivo e irracional! Lembro de ter feito cursos de " grávido " para não ficar a ver navios durante os noves meses e nos primeiros meses de vida! Porém, sempre ficou uma sensação de estar faltando algo! Não vejo como implantar leis e regras ou até o "nascimento" de uma cultura onde indique quem pode ou não ter filhos! Seria querer demais de uma raça que está num estágio como a nossa, ou seja, procurando saber e cuidar do planeta onde pretendemos viver nos próximos anos e séculos. Então deixo esse tema para outras épocas!

O que me aflige é o fato da gente ter que se deparar com o personagem de Pai ou Mãe (ou Educadora ou Educador ) e ter que exerce-lo meramente através de instinto, através de experiências que tivemos quando estávamos no papel de " Sermos Educados " por nossas Mães ou Pais ou através do tal de bom senso. Ou seja, sem nenhum preparo racional exercido antes de tomar a decisão de exercer esse personagem. Tento diminuir essa aflição tendo a convicção que nunca irei ser perfeito nesse personagem, mas, uso da mesma convicção para cobrar de mim mesmo o melhor que posso dar para minha dupla e para minha sócia nessa função!

Será que tem alguem criando por ai um curso intensivo de Educador, um de Técnologo, um de Bacharel, uma Pós ou um MBA ? Ok! Eu mesmo posso dizer e alertar a mim mesmo que cada criança é una! Cada casa é uma casa! Mas, que em muitas e muitas situações poderíamos agir melhor com nossos pequenos, aí nínguém me tira essa convicção que sim, se houvesse um método menos instintivo e um preparo prévio!

Por exemplo, é uma opção minha querer que eles aprendam idiomas, ou deveria ser obrigação ? É uma opção minha querer educá-los com conceitos de reduzir, reciclar, reutilizar ou deveria ser minha obrigação e de todos os educadores ?

Nenhum comentário: