27 de outubro de 2010

Imperil 1 x O Consciência



          Nesse exato momento Filho e Pai estão escrevendo em consequência de uma cena, um momento que deveria ser um café da manhã, mas foi um desconforto para ambos. Logo irá começar uma reunião e não posso me alongar. Apenas registrar que hoje não controlei meu imperil ao presenciar o Filho desobedecendo a profissional que cuida da casa e de ajudá-lo na sua rotina e, em seguida, o Filho também afronta e desobedece o Pai.

          O Filho, de uma certa forma, fez a parte dele que foi errar, que foi ter feito a escolha errada das atitudes para uma rotina já conhecida. Ter feito a parte dele significa que está nos dando a oportunidade de educá-lo, de mostrar as opções de suas escolhas e as consequências delas. Na hora perdi a paciência, o imperil se elevou rapidamente e de forma brusca tirei o Filho da cozinha e coloquei na varanda de castigo ou de prontidão para refletir sobre seus atos. Acertei em não ter dado uns tapas, sensação que se oferece no momento de alto imperil, vem lá do fundo dos instinto, sentimento  herdado  no nosso dna fruto das nossas antigas raças irracionais!! Controlei essa vontade, mas não consegui a calma necessária para ter gestos mais brandos e palavras mais serenas. Fui bruto!


          Sigo na minha BUSCA por fazer melhor uso das minhas emoções, principalmente quando preciso atuar no meu personagem de EDUCADOR. Não bater já foi um passo, mas, a batalha agora segue para buscar maior controle, perceber a presença do imperil, respirar fundo e poder indicar o que ele está fazendo de errado e mostrar o que deveria ser e conforme for, aplicar um castigo ou momento de reflexão. Mas, tudo com muita calma.
Dar limites é o maior gesto de AMOR de um Educador!

         Ando impaciente com os Terráqueos! Não posso esperar dos outros a mesma intensidade de cobrança que tenho comigo mesmo! Cada um tem o seu tempo!


Um comentário:

Anônimo disse...

acredito realmente que cada um tem seu tempo.Acho que respeitar o tempo,, no caso , o limite de cada um é sinal de sabedoria e sobretudo de Amor.
Qtas vezes já não fomos compreendidos por outros,dentro dos nosso limites, que estamos buscando ampliá-los.
O importante é termos consciencia e assim podermos nos aprimorar.
ciça